Bienal do Livro do Rio confirma presença de escritores estrangeiros

O evento acontecerá de 3 a 12 de dezembro deste ano no Centro de Convenções Riocentro

A escritora argentina Mariana Enriquez vai apresentar na Bienal seu recente o romance fantástico Nossa parte de noite. Críticos comparam o livro a Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de Literatura/Reprodução 

Autores internacionais de renome participarão da 20ª Bienal do Livro Rio, o maior festival literário do país. O evento acontecerá de 3 a 12 de dezembro próximo, no Centro de Convenções Riocentro, situado na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense, e terá 50% da capacidade presencial, além de transmissão online pelo site https://bienaldolivro.com.br/ .

Um dos escritores estrangeiros convidados é o português Valter Hugo Mãe. Ele acaba de lançar, em Portugal, seu oitavo romance, intitulado As Doenças do Brasil. Trata-se de uma história de aventura, resistência e busca pela paz. O escritor participará de uma sessão na mesa A nação na língua, que falará sobre literatura e diversidade.

A Bienal marcará a chegada ao Brasil da escritora argentina Mariana Enriquez, que lançou recentemente o romance fantástico Nossa parte de noite. A obra já está sendo comparada por críticos ao livro Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Outro autor confirmado é o mestre japonês dos mangás Junji Ito, especialista em histórias de horror. Como a Bienal do Livro adotará um modelo híbrido a partir deste ano, ele participará online, o mesmo ocorrendo com o autor norte-americano de suspense e histórias em quadrinhos, Matt Ruff. Uma das obras de Ruff, intitulada Lovecraft Country, foi adaptada pela HBO para uma série de televisão.
A Bienal do Livro do Rio é realizada pela multinacional francesa GL events, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).