Belford Roxo se prepara para as chuvas de verão

2- DEFESA CIVIL - CENTRO DE MONITORAMENTO

Secretário adjunto, Marcelo dos Santos (à direita), no Centro de Monitoramento/Rafael Barreto/PMBR

Considerada uma das melhores do estado, a Defesa Civil de Belford Roxo está preparada para enfrentar os problemas causados pelas chuvas de verão. Recentemente, o órgão se reuniu com os integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), responsável por colocar em prática o Plano de Contingência do município. O planejamento é um conjunto de ações preventivas que visam evitar a perda de vidas humanas ou danos ao meio ambiente durante o período chuvoso, que começa em novembro e vai até abril.
No encontro anual, realizado no fim de outubro, na sede da Defesa Civil, no bairro Santa Amélia, participaram, além de servidores municipais, o Conselho de Empresas Não Governamentais (Ceng) e as geólogas Analice Ramos pereira Gomes e Joana de Oliveira Ramalho, integrantes do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), órgão estadual vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

Na reunião, as funcionárias estaduais disseram que a Defesa Civil de Belford Roxo é uma das mais bem preparadas do estado do Rio de Janeiro. A menção elogiosa é o reflexo do trabalho e da dedicação dos 78 servidores treinados para atuar na prevenção e socorro às vítimas de deslizamentos e inundações provocados pelas fortes chuvas.
O município é monitorado 24 horas por dia. Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Urbana, Marcelo dos Santos Pereira, o órgão possui um moderno Centro de Monitoramento e Gerenciamento e Risco e uma Estação Meteorológica, que acompanham, em tempo real, as condições climáticas na Cidade.
A estação foi doada pela JCTM Comércio e Tecnologia, que também se responsabilizou pela manutenção gratuita do equipamento. “Por orientação do secretário de Defesa Civil, Robenilson Vasques Fernandes, eu organizei a reunião do GRAC. O Plano de Contingência é de extrema importância para o município”, explicou Marcelo dos Santos.
Além dessa medidas, a Defesa Civil implantou o “Alerta Meteorológico”, que é um serviço de informação das condições climáticas no município, enviada por celular. Hoje, milhares de belford-roxenses estão cadastrados no sistema. Para receber o alerta do tempo, basta enviar um SMS para o código 40199.

Ministério da Ciência e Tecnologia
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, instalou, há alguns anos, no município, oito pluviômetros (instrumento que mede a quantidade de chuva que cai em um determinado lugar), mas, de acordo com Marcelo dos Santos, apenas três equipamentos estão funcionando.

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Belford Roxo

Deixe um Comentário