Belford Roxo debate prevenção a gravidez na adolescência com jovens da Guarda Mirim

“É necessário falar de sexualidade com nossos jovens e levar conscientização e orientação (...)" - Daniele do Waguinho 

A primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho destaca a conscientização durante o debate/Rafael Barreto/PMBR

A ações em alusão à Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência continuam em Belford Roxo. Na última semana, a Guarda Mirim Municipal realizou uma roda de conversa com o objetivo de promover a conscientização do tema com os jovens da rede pública de ensino que participam da Guarda Mirim. Além de palestras, o grupo participou de dinâmicas e pôde tirar dúvidas. Só em 2019 foram 50 adolescentes grávidas em Belford Roxo de 10 a 14 anos.

O encontro aconteceu no Polo Cederj, em São Bernardo, e contou com a participação da primeira dama e deputada Daniela do Waguinho, da diretora da unidade, Deiseli Costa Coutinho, dos advogados Manoel Max da Costa e Irislete do Nascimento Rosário, da enfermeira Tatiane Firmino de Azevedo e do psicólogo Paulo Patrocínio.

O evento foi dirigido pelos coordenadores do Projeto da Guarda Mirim, Thiago Magalhães da Silva, e Egídio Soares de Brito. “É muito importante explicar aos jovens as consequências de uma gravidez não esperada, pois implica no seu desenvolvimento social e profissional”, resumiu Thiago.

“Esse é um tema muito complexo e delicado e temos buscando soluções e parcerias, pois aqui deparamos com casos de violência sexual ao adolescente. Mas em parcerias com a Saúde e Assistência Social buscamos esse entendimento mais aprofundado, já que não adianta passar informação sem o devido cuidado”, completou Egídio.

Conscientização e orientação
Para a primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho, que votou a favor da Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência, a campanha precisa ser permanente. “É necessário falar de sexualidade com nossos jovens e levar conscientização e orientação, não só sobre a gravidez mas como também as doenças sexualmente transmissíveis. O diálogo é a base de tudo e a escola também precisa fazer esse canal, assim como as próprias famílias. Estarei sempre apoiando causas que envolvam principalmente crianças e adolescentes. Precisamos fortalecer essas políticas públicas”, explicou a deputada.