Belford Roxo começa ano letivo nesta sexta-feira (2)

F4
Fotos: Claudio Nunes/PMBR/Divulgação

O ano letivo em Belford Roxo começa na próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro. E com ele, a construção de sonhos e início de planejamentos. Preocupada em oferecer um ensino de qualidade, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, está cheia de novidades para os alunos, pais, responsáveis e comunidade escolar. Além de vários projetos educacionais, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, anunciou a licitação para construção de sete escolas da rede municipal para atender alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e da construção de 15 creches para atender a alunos da educação infantil (de 1 a 5 anos).
Ano passado, ao assumir o governo, o prefeito Waguinho encontrou escolas sucateadas e sem condições de funcionamento. “Fizemos a reforma de várias unidades, entregamos novos uniformes, implantamos uma merenda de qualidade, controlada por nutricionistas, além de programarmos vários projetos educacionais, como a Bebeteca (um cantinho que se aprende brincando através da leitura), entre outros”, informou o prefeito, acrescentando que pretende fazer de Belford Roxo um modelo de educação no Estado.
A rede municipal da cidade tem atualmente com 75 unidades (entre escolas e creches) e cerca de 38 mil alunos. “A previsão é que em 2018 este número chegue a 42 mil, pois iremos construir mais creches e escolas”, explicou o secretário de Educação, Denis Macedo. A Educação também conta com o programa “Novo Mais Educação” (onde 44 escolas funcionam em horário integral), além de manter dois polos para alunos surdos e um de deficiência visual, e investimentos na capacitação de seus profissionais. Em parceria com a Secretaria de Segurança, através da Guarda Municipal, os alunos recebem orientações contra o uso de drogas, meio ambiente, bullying, história da cidade, entre outros assuntos e se tornam agentes multiplicadores em suas comunidades. Outro projeto também que ocorre nas escolas em parceria com a Secretaria de Cultura é o “Cultura é Pensar”, que tem o objetivo de promover atividades culturais nas escolas da rede, mostrando a importância da arte para o seu desenvolvimento.

Reencontro com os amiguinhos

Pais do menino Pedro Lucas Santos Braga, de 6 anos, Tatiane Santos, de 31 e Carlos Alberto Nunes Braga Filho, de 41, estão na expectativa das voltas às aulas. “Meu filho vai estudar no 1º ano na Escola Municipal Tenente Mozart Pereira dos Santos, em Sargento Roncalli e está todo bobo e não vê a hora de reencontrar os coleguinhas. Já arrumamos todo o seu uniforme e material. Temos a certeza de que nosso filho está em boas mãos”, disse o casal, elogiando o ensino na rede municipal.
Já os primos Tainá Pereira Corcino Delfino, de 6 e Agno Lohan, da mesma idade, estão empolgados para a volta às aulas. “Já estamos cansados de ficar em casa. Queremos encontrar logo nossos amiguinhos”, disseram. Mãe de Tainá, Janaína Pereira Corcino, de 29 anos, trabalha como estimuladora há dois anos na rede. “Fico contente em estar trabalhando e da minha filha e meu sobrinho estudarem no município”, enfatizou. A mãe de Agno, Laila Ingrid Silva Tavares, acrescentou que o filho não para de falar nas voltas às aulas. “Mamãe, estou cansado de ficar em casa. Quero ir para escola”, contou.