Batalha vencida: paciente recebe alta após quase um mês internado com Covid-19

Athayde se emociona ao rever a esposa Leilane, depois de posar para foto com a equipe do Hospital Municipal/Rafael Barreto/PMBR

Paciente comemora cura ao lado dos enfermeiros/Rafael Barreto/PMBR

Cada vida salva, é uma vitória contra a covid-19. Depois de quase um mês internado no Hospital Municipal de Belford Roxo, Athayde Silva de Souza recebeu alta após se recuperar da Covid – 19. Aos 26 anos, hipertenso, diabético e pesando quase 200 quilos, o jovem lutou e, com a ajuda da equipe médica da unidade, se recuperou 100%. Athayde ainda saiu do hospital já encaminhado para acompanhamento de nutricionista.

Segundo o pneumologista Fábio Cavalcanti Cysneiros, que trabalha à frente do tratamento da Covid-19, o grande obeso tem suas defesas bem reduzidas comparados a outras pessoas. E com a doença, fica com todos os órgãos mais inflamados ainda. “O Athayde ficou 10 dias no setor de pacientes estáveis.

Porém, teve uma piora no quadro, chegando a saturar 72. Com isso, o transferimos para o setor de UPG (unidade de pacientes graves) e entramos com medicação, todo o protocolo e fisioterapia não precisando ser intubado”, explicou o médico.

Enquanto esteve internado, Athayde também contraiu infecção hospitalar que foi resolvida com antibióticos. “A vontade de se curar do Athayde foi muito grande, sempre alegre e confiante, e isso é importante para um paciente que contraiu a doença. Em muitos casos o psicológico piora o imunológico, o que não ajuda no tratamento. Essa alta significa uma vitória para ele, mas também para toda a equipe do hospital. Trabalhamos juntos e conseguimos ajudar mais um paciente. Isso também se dá devido a gestão do prefeito Waguinho, que junto ao secretário de Saúde, Christian Vieira não deixaram faltar nada para o tratamento”, finalizou o médico.

Acolhimento dos funcionários
Muito emocionado, Athayde saiu do hospital acompanhado de sua esposa Leilane Carvalho e da equipe médica que o acompanhou em todo seu tratamento com um cartaz cheio de mensagens. “Todos na unidade me acolheram e nos tornamos uma família. Serei eternamente grato. Essa vitória é de todos nós, pois minhas forças para melhorar veio junto com a vontade da equipe. Eu venci a Covid -19”, ressaltou o jovem. “Foram dias angustiantes que finalmente chegaram ao fim graças a essa equipe maravilhosa. Agora estou em paz”, acrescentou Leilane.

Momento é histórico para o município
Para o secretário especial de Coordenação dos Médicos, Carlos Morelli, esse foi um momento histórico para o município. “É uma vitória para o paciente e equipe médica, pois esses vários fatores de comorbidades iam de contramão às estatísticas. Todos os profissionais que estão na linha de frente desse enfrentamento estão de parabéns”, resumiu Morelli.

O secretário especial de Coordenação dos Médicos, Carlos Morelli (segundo da esquerda para a direita) e o pneumologista Fábio Cavalcanti Cysneiros (ao lado do leito) conversam com o paciente antes de liberá-lo para casa/Rafael Barreto/PMBR

Médico tratou familiares do diretor-presidente do Hora H
O pneumologista Fábio Cavalcanti Cysneiros é uma das maiores autoridades médicas no tratamento da doença no Rio de Janeiro. No começo da pandemia, quando o coronavírus ainda era um inimigo desconhecido para a maioria da população do planeta, o tratamento usado pelo médico nos pacientes em Belford Roxo já mostrava eficácia de 100%.

O diretor-presidente da Gráfica e Editora Jornal Hora H, José de Lemos, foi um dos pacientes tratados pelo pneumologista logo que foi diagnosticado com a Covid. Ao ser informado de que mais uma vida havia sido salva pelo especialista, o empresário aproveitou para agradecer ao Dr. Fábio e sua equipe por ter cuidado de todos os seus familiares que haviam contraído o vírus.

“Não tem preço. O trabalho do Dr. Fábio é de excelência na área da saúde. Muitas vidas estão sendo curadas graças ao seu talento para a ciência. Eu e minha família somo muito gratos pela cura”, disse.