Atentado a bomba deixa mais de 50 mortos e quase 200 feridos dentro de mesquita no Paquistão

Uma das vítima é socorrida para hospital por equipes de resgate 

PAQUISTÃO – Um atentado a bomba contra uma mesquita xiita em Peshawar, no noroeste do Paquistão, deixou ao menos 56 mortos e quase 200 feridos. O ataque aconteceu durante a oração de sexta-feira (4).

Um balanço anterior do governo da província de Khyber Pakhtunkhwa, cuja capital é Peshawar, mencionava 30 mortos e 80 feridos. “Os feridos incluem 50 pacientes em estado crítico”, declarou à AFP Muhammad Asim Khan, porta-voz do hospital Lady Reading de Peshawar.

A explosão aconteceu poucos minutos antes do início da oração em uma mesquita xiita localizada em um rua estreita do bairro de Kosha Risaldar, perto do histórico bazar de Qissa Khwani. E o número de vítimas pode aumentar, afirmou à AFP o comandante da polícia de Peshawar, Muhamad Ijaz Khan.

“Dois criminosos atiraram contra os policiais na entrada principal da mesquita. Um policial morreu na hora e outro ficou gravemente ferido”, disse.

“Estava do lado de fora da mesquita quando vi um homem que atirou contra dois policiais, antes de entrar na mesquita. Poucos segundos depois, ouvi uma grande explosão”, declarou à AFP uma testemunha, Zahid Khan.

Pedaços de corpos
Um correspondente da AFP observou pedaços de corpos espalhados no local, enquanto os serviços de resgate e a população local se esforçavam para ajudar as vítimas. O porta-voz do hospital Lady Reading afirmou que os centros médicos declararam estado de emergência.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, condenou o atentado com veemência, afirmou um porta-voz. O último ataque do tipo havia acontecido em novembro de 2018, quando 31 pessoas morreram em um atentado suicida em um mercado da cidade.