Ataque com drones matou membros do Estado Islâmico, afirmam Estados Unidos

Soldados do Talibã nas ruas de Cabul, capital afegã/Reprodução

AFEGANISTÃO – Dois dirigentes do Estado Islâmico-Khorasan, o braço do Estado Islâmico no Afeganistão, foram mortos nos ataques de drone orquestrados pelos Estados Unidos hoje (28), numa retaliação ao atentado da última quinta-feira nos arredores do aeroporto de Cabul. Além deles, um terceiro dirigente do grupo terrorista ficou ferido.

Os militares dos EUA disseram que os três tiveram envolvimento no planejamento e execução do atentado suicida do lado de fora do aeroporto de Cabul, na última quinta-feira. Mais de 180 pessoas morreram, entre os quais 13 militares americanos. Os bombardeios com drones foram executados na província de Nangarhar, uma região montanhosa do Afeganistão.

Inicialmente, os EUA afirmaram que haviam atacado um “planejador” no Afeganistão. Militares norte-americanos disseram, logo após o ataque, que havia indicações de que eles haviam conseguido matar a pessoa que tinham como alvo.
Moradores da cidade de Jalalabad, capital de Nangarhar, afirmaram ter ouvido explosões de um ataque aéreo por volta da meia-noite, mas não era possível dizer qual era a origem.

Estado Islâmico-K x Talibã
O Estado Islâmico-Khorasan, também conhecido por sua sigla em inglês, Isis-k, é o braço afegão do Estado Islâmico. “Khorasan” é um nome histórico da região que inclui partes de onde ficam atualmente Paquistão, Irã, Afeganistão e Ásia Central. O EI-K reivindicou alguns dos ataques mais violentos dos últimos anos no Afeganistão e no Paquistão.

Embora o EI-K e os Talibãs sejam militantes islâmicos sunitas de linha dura, também são rivais e divergem em temas de religião e estratégia. Cada um diz representar a verdadeira bandeira da Jihad. As divergências provocaram confrontos sangrentos, dos quais os talibãs geralmente saíram vitoriosos desde 2019, quando o EI-Khorasan foi incapaz de controlar um território como fez seu grupo parente no Oriente Médio. Em um sinal de inimizade entre os grupos jihadistas, os comunicados do EI se referem aos talibãs como apóstatas.