Assistência Social é destaque em São João de Meriti

As assistentes sociais Fernanda Freitas; Tátila Santos; Luciene Frera e Sulamita Alves

No último domingo (15), Dia do Assistente Social é uma homenagem aos profissionais responsáveis por atuar na busca pela redução das desigualdades e pela garantia de direitos às famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São João de Meriti possui ampla atuação em projetos e em ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários para terceira idade, pessoas com deficiência, população em estado de vulnerabilidade social e crianças e adolescentes vítimas de violência e maus-tratos.

Quatro CRAS
São João de Meriti possui quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e uma Central do CadÚnico.

“Buscamos dar a melhor atenção para todos os assistidos, hoje possuímos três equipamentos em obra e realizamos inúmeros atendimentos mensalmente. A Secretaria de Assistência Social ao longo da pandemia trabalhou arduamente em prol da população e eu só tenho que agradecer ao prefeito e a deputado estadual Valdecy da Saúde por não medirem esforços na hora de atender as demandas apresentadas pela pasta”, destacou a secretária de Assistência Social, Almerinda de Carvalho.

Em 2021 foram realizados 82.669 atendimentos divididos em 50.018 famílias acompanhadas pelo CRAS, 819 acompanhamentos realizados pelo CREAS, 1.225 atendimentos à população em situação de rua, 10.823 pessoas foram atendidas pelo plantão social, 651 carteirinhas emitidas do passe livre interestadual, 348 auxílios sepultamento, 4.251 atendimentos prestados pelo Conselho Tutelar, 10.357 atendimentos prestados pela Central do CadÚnico, 550 famílias foram contempladas pelos mutirões do CadÚnico e outros 739 atendimentos foram realizados durante as quatro edições do Prefeitura no seu Bairro. A estimativa é que a pasta atenda sete mil pessoas por mês.