Às vésperas da Olimpíada, estado do Rio registra um roubo de rua a cada quatro minutos em maio

cartaz

cartaz

A pouco mais de 30 dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio, o estado registra um aumento preocupante nos índices de criminalidade. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados nesta quinta-feira mostram que houve quase dez mil casos de roubos de rua apenas no mês de maio — foram 9.968 ocorrências, mais precisamente. A estatística, que reúne roubos a pedestres, de celular e em ônibus, representa um assalto a cada quatro minutos no período, aproximadamente.

A comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 6.975 roubos de rua, reafirma a piora na violência: a subida foi de 42,9%. O mesmo aconteceu com os roubos de veículo, que saltaram de 2.415, em maio de 2015, para 3.265 (crescimento de 33,2%). Já os roubos de celular, que, assim como os outros dois índices, também são considerados para definir as premiações do Sistema Integrado de Metas para os policiais que reduzem a criminalidade, aumentaram 58,4%, de 916 para 1.451.

Os números de letalidade violenta também dispararam: foram 401 casos, em maio do ano passado, contra 472 registrados no último mês — um salto de 17,7%. A estatística, também presente no Sistema de Metas, representa a soma dos homicídios dolosos (com intenção de matar), dos roubos ou lesões corporais seguidas de morte e dos homicídios decorrentes de intervenção policial. Estes últimos, os chamados autos de resistência, praticamente dobraram de um ano para o outro, indo de 44 para 84 ocorrências.

 

Via: Extra