Aplicativo Sine Fácil ultrapassa a marca de um milhão de downloads

image004
Foto: Divulgação

O Sine Fácil, aplicativo do Ministério do Trabalho para busca e encaminhamento de emprego, ultrapassou a marca de um milhão de downloads. Desde o lançamento, em 23 de maio de 2017, já foram realizadas mais de 38 milhões de pesquisas por vagas na plataforma digital e 308 mil trabalhadores foram encaminhados a processos seletivos em todo o país por meio da ferramenta.
O aplicativo é gratuito e pode ser utilizado em smartphones com sistemas Android e iOS. Basta o trabalhador entrar na loja virtual do seu telefone e baixar a ferramenta. A partir daí, ele poderá pesquisar vagas em todo o país, se candidatar aos postos e marcar entrevistas de emprego.
O ministro do Trabalho substituto, Helton Yomura, salienta que essa é mais uma das ações do governo federal em prol do emprego formal no Brasil. “A ferramenta faz parte de um pacote de serviços digitais que auxiliam o trabalhador, como a Escola do Trabalhador, o Seguro Desemprego Web e a Carteira de Trabalho Digital”, enfatiza.
Yomura acrescenta ainda que a pasta criou o aplicativo após identificar que havia vagas disponíveis no mercado, mas as informações não chegavam ao conhecimento de quem estava em busca de uma colocação.
O estado onde ocorreram mais encaminhamentos para entrevistas por meio do Sine Fácil foi São Paulo, com 112.558 vagas, seguido de Paraná, com 38.842. A Bahia ficou com o terceiro lugar no ranking, com 27.402 encaminhamentos (veja gráfico abaixo).
Sobre o Sine Fácil – A ferramenta foi desenvolvida pela Dataprev. É possível acessá-la por meio das lojas de aplicativos dos sistemas operacionais. Por meio dela, o trabalhador tem acesso a serviços como busca de vagas, encaminhamento para processos seletivos sem ter que comparecer a uma agência do Sine. Além disso, o trabalhador recebe notificações quanto a Seguro-Desemprego, informações sobre o Abono Salarial e a vínculos empregatícios.