Anti-heróis da política de Japeri: o que esse quarteto tem em comum?

Quarteto

Cezar Melo, Rafael Freitas, Rozilene Moraes e Fernanda Ontiveros: o que eles têm em comum além do gosto pela política?/Reprodução 

O ditado “diga-me com quem coligas que te direi quem és’ cai como uma luva na arte de fazer política escolhida pelo grupo do prefeito de Japeri, Cezar Melo (Cidadania). Em meio ao escândalo do suposto superfaturamento na aquisição de respiradores antigos para tratamento de pacientes com covid-19 no hospital de campanha, que resultou no afastamento (através de mandado judicial cumprido pela Polícia Federal) da secretária de Saúde, Rozilene Souza Moraes dos Anjos, as suspeitas de favorecimento na atual gestão está servindo de munição para os inimigos políticos.

Entretanto, como em toda regra há exceção, um forte odor de maracutaia tem sido sentido na campanha à releição de Cezar Melo e de sua adversária Fernanda Ontiveros (PDT). Uma fonte ligada à Prefeitura revelou que a disputa entre os dois pelo cargo de prefeito só acontece em público, porque nos bastidores existe até conversa ao pé do ouvido.

Derrota ou vitória
Ainda segundo a fonte, Cezar e Fernanda estariam costurando uma aliança de apoio mútuo, mas escuso. Ou seja, quem ganhar a eleição garante cargo para o outro. Para a missão de alinhavar o acordo teria sido designado o ex-secretário de Saúde e candidato a vereador pelo PDT, Rafael Freitas, que ainda mantém laços mais que estreitos com o prefeito.

Conforme o Hora H publicou na última reportagem da série ‘Devassa em Japeri’, Rafael se desincompatibilizou do comando da pasta, porém segue dando as cartas. Tanto que a ex-secretária Rozilene Moraes era somente uma espécie de marionete nas mãos dele.
Essa suposta aliança tem sido vista com reserva pela população que acompanha de perto os deslizes cometidos pelo prefeito Cezar Melo. Sua gestão também é alvo de denúncias de irregularidades que estão apuradas pela Comissão Temporária de Assuntos Relevantes – CAR/COVID-19, presidida pelo vereador Wesley George de Oliveira, o Miga DEM).

“As moscas mudam, mas a merda é a mesma”
A Secretaria de Saúde do município vive uma crise em um momento crucial devido á pandemia. O escândalo do caso dos respiradores acendeu o sinal de alerta da comissão que monitora as ações e os gastos da pasta.
Com o afastamento de Roizilene Moraes, foi nomeado para o cargo Maurício da Silva Moura. Devido as suspeitas que pairam sobre o órgão, há quem comente que ‘as moscas mudam, mas a merda é a mesma’ Aguardem os próximos capítulos dessa história!

 

Reportagem: Antonio Carlos