Aniversário de im ano de fisioterapia pélvica em São João de Meriti

Meriti

Pacientes e funcionários se reuniram em um café da manhã/Divulgação/PMSJM

Pacientes e funcionários do setor de fisioterapia pélvica do Posto de Saúde da Vila São João realizaram ontem um café da manhã na unidade. O objetivo foi comemorar a saúde dos pacientes e o sucesso do tratamento que vem sendo realizado no município desde 2017.

A fisioterapia pélvica atende inúmeros pacientes, especialmente os que passaram por doenças como câncer (oncologia também funciona na unidade). É uma especialidade responsável por fortalecer o assoalho pélvico, evitando problemas causados pela perda de força naquela região, como incontinência urinária.

Primeiro da Baixada
São João de Meriti foi o primeiro município da Baixada Fluminense a implementar o serviço, que é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, além de ser uma das poucas cidades a oferecer o tratamento.

Cátia Ferreira, fisioterapeuta especialista em uroginecologia, falou sobre a confraternização: “2020 tem sido um ano muito difícil, um ano de perdas para muitos. Chegarmos bem até aqui e com o sucesso no tratamento dos nossos pacientes, isso é um motivo a ser celebrado”, disse.

De máscaras, pacientes e funcionários puderam compartilhar histórias e sorrisos, momentos que muitos não experimentavam há tempos e que, certamente, fazem a diferença para cada um deles.

Câncer de próstata
Embora a maior parte dos pacientes seja de mulheres, homens também precisam do serviço, como é o caso do aposentado José Vieira (78), que operou câncer de próstata em março deste ano e chegou a passar noites urinando involuntariamente. Com lágrimas no rosto, ele relatou que o atendimento da equipe, especialmente da fisioterapeuta Cátia, foi essencial na sua recuperação:

“Depois de uma longa procura eu achei a fisioterapia pélvica em São João. Cheguei aqui em julho usando fralda e tive uma melhora muito grande, nem uso mais. A Drª Cátia foi um anjo na minha vida”, contou emocionado.

A fisioterapeuta destacou ainda que quem precisar do atendimento pode comparecer direto ao Posto de Saúde da Vila São João, que fica na Rua Euclides da Cunha, s/nº, Vila São João, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Reportagem: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São João de Meriti.