Allan Turnowski vai deixar cargo para para disputar vaga na Câmara Federal

Allan Turnowski é secretário da Polícia Civil do RJ

Turnowski inaugurou uma Força-Tarefa de Combate às milícias/Márcia Foletto / Agência O Globo

O secretário de Polícia Civil do Rio deixará o cargo para se candidatar ao cargo de deputado federal nas eleições de 2 de outubro. Allan Turnowski precisa se descompatibilizar do cargo até o dia 3 de abril para disputar uma vaga na Câmara.

O atual subsecretário de Inteligência da secretaria, Fernando Antônio Albuquerque, será seu substituto. Ele é considerado homem de confiança de Turnowski, segundo fontes da corporação.
Turnowski foi chefe de Polícia entre 2010 e 2011, durante o governo de Sérgio Cabral. Deixou a pasta durante uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto vazamento de uma operação. O caso foi arquivado por falta de provas. O delegado sempre negou qualquer irregularidade.

À frente da Secretaria de Polícia Civil, Turnowski inaugurou uma Força-Tarefa de Combate às milícias, que até março tinha contabilizados mais de 1,2 mil presos.

Entre eles, estão Macaquinho, um dos chefes das milícias do Campinho, Fubá e Jordão; Ecko, chefe da maior milícia do Estado e que foi morto após ter reagido à prisão; e Latrell, homem de confiança de Zinho, irmão de Ecko, que assumiu a milícia em 2021.
Turnowski também anunciou reformas em 25 delegacias e criou um prédio para o setor de Inteligência da Polícia Civil, no Centro do Rio. Durante sua gestão, no entanto, Turnowski foi criticado pelas 28 mortes em uma operação no Jacarezinho, em maio de 2021. O secretário sempre defendeu a ação da Polícia Civil.

“A reação da polícia depende da ação do criminoso. Traficantes atiravam para matar policiais. No início da operação, balearam um policial na cabeça. Conseguimos entrar no Jacarezinho, isso levou ao encontro desses traficantes, e ali o confronto se intensificou”. Mesmo com uma decisão do STF restringindo operações no Rio durante a pandemia, o número de ações da polícia aumentou entre 2020 e 2021.