Alerj homenageia líderes religiosos que promovem diálogo ecumêmico

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), é o autor da iniciativa

Um encontro ecumênico reuniu líderes de diversas religiões no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na tarde da última segunda-feira (22). A jornalista Luzia Lacerda, que há dez anos está à frente do Instituto Expo Religião, foi homenageada com a Medalha Tiradentes, mais alta honraria do Parlamento fluminense.

A cerimônia contou com a presença do cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, que recebeu o título de Benemérito do Estado. Ele já foi condecorado, em 2013, com a Medalha Tiradentes. Outros 21 integrantes do Grupo de Trabalho do instituto foram condecorados com a Moção de Congratulações e Aplausos.

“O Brasil é um país laico e, como tal, devemos lutar contra todo o tipo de perseguição e de discriminação a qualquer que seja a religião. Esse exemplo da Luzia é belíssimo, de reunir e congregar uma gama tão ampla de religiosos, em um diálogo bonito e emocionante. Como disse Dom Orani, o mundo precisa desse diálogo. Precisa respeitar a crença de cada um. E a Alerj é a casa do povo, nada mais justo que trazê-los aqui. Agregar e respeitar, que é isso que precisamos”, afirmou o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), autor da iniciativa em conjunto com os deputados André Correa (DEM) e Martha Rocha (PDT).

O Expo Religião reúne representantes de 28 segmentos de cultos no Rio de Janeiro. O evento realizado no feriado da Proclamação da República reuniu mais de dez mil participantes na Biblioteca Parque do Estado, no Centro do Rio.