Águas do Rio inaugura a primeira ETA em Magé, na Baixada Fluminense

A ETA tem um reservatório com capacidade para tratar 330 litros de água por segundo

Uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com um reservatório com capacidade para tratar 330 litros de água por segundo e armazenar cinco milhões de litros. Esta é a unidade entregue pela concessionária Águas do Rio, em Magé, no último domingo (12), em evento que marcou o aniversário de 457 anos da cidade e encerrou a Semana do Meio Ambiente. A inauguração aconteceu com a presença de autoridades e de muitos moradores que serão beneficiados com seu funcionamento.

“Moro em frente à ETA, e ver esta obra sendo entregue depois de tanto tempo traz esperança pra gente, porque água é saúde, é dignidade. Já precisei andar duas horas para buscar água. Agora isso vai ficar no passado”, lembrou Jorge Luiz Pacheco, de 49 anos, ressaltando que a chegada da primeira Estação de Tratamento de Água em Magé é de muita importância para a região.

A nova ETA Magé, situada no bairro Vila Esperança, tem capacidade para tratar 330 litros por segundo e abastecer cerca de 100 mil pessoas. A unidade passa a integrar o sistema de abastecimento de água tratada na cidade, que atenderá de imediato a população do primeiro distrito, o que representa em torno de 65 mil pessoas.

A água que é captada no rio Roncador será tratada e transportada para o reservatório de 5 milhões de litros localizado perto da estação de tratamento, no bairro Vila Nova. Antes, a água que chegava na parte central de Magé passava pela Unidade de Tratamento Santo Aleixo, com captação nos rios Riachão da Lagoinha e Rio do Pico.

O presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, presente na inauguração da ETA, destacou o compromisso em levar água com qualidade, quantidade e preço justo à população: “Saneamento é um serviço essencial e estamos cientes de que a crise econômica ainda impacta muitas famílias. Por isso, vamos fazer com que a condição de pagamento por meio da tarifa social seja ampliada atingindo quem precisa, e beneficiando pessoas que antes não tinham oportunidade de ter água tratada encanada”.

Ainda segundo ele, a Águas assumiu compromisso de, nos próximos 12 anos, universalizar os serviços de água e esgoto nas cidades onde estamos presentes. Em Magé, durante esse período serão investidos R$ 638 milhões, sendo que quase 50% desse valor serão aplicados nos primeiros cinco anos para recuperar, melhorar e ampliar os sistemas de água e esgoto.

Compromisso assumido
“O Governo do Estado sempre defendeu a concessão dos serviços de saneamento nos municípios fluminenses. O compromisso assumido pelas concessionárias nunca foi uma dúvida, mas fico realizado com o trabalho que vem sendo feito pela Águas do Rio em benefício das pessoas. A finalização da ETA Magé poderia ter ocorrido em um prazo maior, mas a concessionária não mediu esforços para entregar em pouco mais de seis meses de atuação. A Águas do Rio prometeu e cumpriu”, declarou o governador Cláudio Castro.