Acusado de atentado violento ao pudor contra criança no RJ é capturado em Minas Gerais

Jesselias Alves Rodrigues foi preso pela equipe do delegado Antônio Silvino (e), da 67ª DP (Guapimirim)

O criminoso estava foragido há quase dois anos e foi preso na cidade de Caparaó

A fuga de um acusado de atentado violento ao pudor contra uma criança em Guapimirim chegou ao fim da linha. Na última terça-feira (31), Jesselias Alves Rodrigues, de 67 anos, foi capturado em Caparaó, Minas Gerais, na divisa com o Espírito Santo, por agentes da 67ª DP (Guapimirim), sob a coordenação do delegado Antonio Silvino Teixeira, titular da distrital. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal do município da Baixada Fluminense.

Segundo Silvino, os crimes aconteceram entre 2002 e 2007, quando a menina, neta da então companheira do abusador, tinha entre 5 e 10 anos. Ele aproveitava quando estava sozinho com a criança (a avó materna saía para trabalhar) para praticar o estupro. Os abusos só cessaram quando a mulher foi ao sítio onde o então companheiro trabalhava, em Guapimirim, e estranhou o fato de não estar funcionando.

De acordo com relatos, ao passar por uma área de mata, da janela da casa ela flagrou o caseiro em outro imóvel, apenas de cueca, deitado sobre a criança, que usava bermuda, roçando os órgãos genitais na vítima. A televisão transmitia um filme pornográfico.

Avó continuou morando o criminoso
A avó da criança gritou para que a menina saísse correndo. Ambas fugiram do sítio. Posteriormente, ela pediu que a vítima não contasse para ninguém o ocorrido e continuou morando com o esposo como se nada tivesse acontecido.

A menina voltou a morar com a mãe depois disso. Jesselias Rodrigues confirmou para a então esposa que já abusava sexualmente da menina há vários anos e alegou que a vítima o “seduzia”.

Os fatos só vieram à tona no ano seguinte, já em 2008, quando a mãe da menina encontrou uma espécie de diário feito pela vítima, no qual estava escrevia tudo o que sofrera ao longo de cinco anos. A criança foi levada ao Conselho Tutelar em Guapimirim, que acionou a 67ª DP (Guapimirim).

Ameaça de linchamento
A mulher continuou vivendo com o criminoso, mesmo ciente dos abusos sofridos pela neta. Os dois fugiram depois que a vizinhança, enfurecida ao saber do caso, tentou linchá-los. Em 2017, Jesselias foi condenado. Na época ele pôde recorrer. A sentença definitiva, transitada em julgado (não cabe mais recurso), só foi decretada em agosto de 2020 e um mandado de prisão foi expedido.

Foragido por quase dois anos, o criminoso foi sentenciado a 12 anos, sete meses e seis dias em regime fechado pelos crimes de ato libidinoso, violência contra menor de 14 anos, ato praticado por familiar, parente ou pessoa que exerça autoridade sobre a vítima e crime continuado. Todos os crimes em questão, atualmente estão capitulados como estupro de vulnerável.

Em Guapimirim, é possível denunciar crimes de violência sexual, abusos, violações e violência contra crianças e adolescentes na 67ª DP (Guapimirim), na Estrada do Bananal nº 1.919, bairro Bananal, e também no Conselho Tutelar, Rua Olímpio Pereira nº 181, em Parada Modelo, como também pelos telefones (21) 99704-4741 e (21) 2632-7111.