15% dos motoristas de app do Rio devolvem veículos alugados

carro

Os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis têm causado um impacto na vida dos moradores do Rio. Muitas pessoas optaram por reduzir o uso dos veículos. O aumento no preço dos combustíveis também fez com que 15% dos motoristas por aplicativo que trabalham com carro alugado devolvessem os veículos no último trimestre, segundo dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).

“O maior número de reclamações que recebemos é do aumento dos combustíveis e da inflação como um todo, além de outros custos que envolvem. A margem ficou praticamente zerada e dizem que estão praticamente pagando para trabalhar”, disse Daniel Bittencourt, diretor da Abla no Rio.

Segundo comunicado divulgado na segunda-feira (25) pela Petrobras, os preços da gasolina e do diesel seriam reajustados para as distribuidoras a partir de terça (26). No ano, o diesel já acumula alta de 65,3% nas refinarias. Já a gasolina subiu 73,4% no mesmo período.

Em alguns casos, de motoristas que rodam com veículos alugados, os aumentos nos combustíveis foram o fator principal na decisão de devolver os automóveis para as locadoras.

Segundo a Abla, quase 30 mil veículos que eram usados por estes profissionais foram devolvidos em todo o país entre os meses de junho até setembro.

No Rio de Janeiro, a taxa de devolução no último trimestre é considerada alta. Segundo a Abla, 15% dos motoristas de aplicativo da cidade que trabalham com os carros alugados devolveram os automóveis.

A 99 afirmou que, no último mês, reajustou os ganhos dos motoristas parceiros cadastrados entre 10% e 25%. E que este reajuste não vai impactar no preço final ao passageiro.

A Uber disse que, nos últimos meses, fez parcerias e criou programas para impulsionar os ganhos dos motoristas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro afirmou que enviou para a Câmara de Vereadores, no mês passado, um projeto de lei para regulamentar o transporte por aplicativos. E que, caso seja aprovado, as operadoras terão que fornecer dados essenciais para elaboração de políticas públicas, como o número de motoristas cadastrados.

Segundo a Petrobras, o alinhamento de preços ao mercado internacional “se mostra especialmente relevante no momento que vivenciamos, com a demanda atípica recebida pela Petrobras para o mês de novembro de 2021”.