Roubos de cargas no RJ batem recorde

caminhao-100-estara-na-rodovia-dutra-nos-dias-25-e-26-de-novembro

O número de roubos de cargas triplicou no estado do Rio desde 2011. Os casos registrados chegaram a 9.870 em 2016, um recorde desde o início da série histórica, 24 anos atrás. Segundo reportagem do portal G1, os caminhões são interceptados em rodovias como a Via Dutra, Washington Luiz e Avenida Brasil.

As quadrilhas têm como vantagens as rotas de fugas próximas às comunidades: na região dos conjuntos da Pedreira e do Chapadão, na Zona Norte do Rio, a polícia já identificou 11 rotas que não podem ser divulgadas para não atrapalhar as investigações.

O delegado Maurício Mendonça de Carvalho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) informou que ‘o tráfico de drogas passou a ter um grande interesse de roubar cargas. “Ele passou a focar nessa modalidade criminosa quando percebeu que os roubos podem servir de instrumento para auferir dinheiro, com o qual compram armamento e droga”, disse.

A especializada identificou entre as quadrilhas que já foram presas, a participação de funcionários de empresas que transportam cargas. Os ataques geram grandes prejuízos para o setor de transporte de cargas. A federação que representa os empresários do setor estima que os roubos geraram prejuízo superior a R$ 1 bilhão no ano passado.

“Nós atingimos índices intoleráveis no Rio de Janeiro, acabamos de ganhar o troféu de campeões nacionais de roubo de cargas. Estamos à beira de um colapso, os motoristas não querem mais arriscar suas vidas”, afirma o coronel PM Venâncio Moura, diretor da Fetranscarga.