Prefeitura de Seropédica promove inclusão social

creas

creas

A Prefeitura de Seropédica, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego (Smasdhte), têm entre suas atribuições o objetivo de promover a inclusão social através de diversas ações. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), seguindo os conceitos de inclusão social, vem auxiliando a vida de muitos moradores de Seropédica e transeuntes em situação de vulnerabilidade social encontrados no município.

De acordo com o prefeito Alcir Martinazzo, o objetivo das ações, além de colocar em prática os preceitos da Assistência Social, é resgatar a cidadania das pessoas por meio de procedimentos de ressocialização, entre outros. A secretária Neuza Cezário, titular da Smasdhte, reafirma a importância de se ter um olhar criterioso a respeito de cada cidadão em estado de vulnerabilidade social. “É necessário avaliarmos cada caso de maneira isolada e proporcionarmos ao cidadão o tratamento adequado de acordo com suas necessidades, mas, além disso, é imprescindível termos amor pelo ser humano”, disse.

Como um exemplo do trabalho social realizado pela secretaria, na última semana um sem teto que transitava pelo território municipal foi abordado por uma equipe do Creas, o Sr.º Raimundo, como se identificou, se declarou alcoólatra. Após um diálogo inicial as necessidades básicas do acolhido foram sanadas pela equipe técnica, posteriormente realizou-se uma avaliação de seu histórico de vida e, logo após, ele foi encaminhado a órgãos competentes que poderão auxiliá-lo no que diz respeito à dependência alcoólica. Atualmente, com auxílio de programas sociais, o ex-sem teto já possui residência fixa em Seropédica e, segundo ele, teve sua autoestima resgatada.

“Além de estudos e ações de maior impacto social, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Smasdhte, também tem por característica um olhar mais subjetivo, que avalia formas de auxiliarmos pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social dentro do território municipal. É necessário olharmos para causas sociais com seriedade e humanidade, buscando, de todas as maneiras, suprir as carências de cada cidadão que necessite de nosso auxílio”, explica o prefeito Martinazzo.

 

Leave a Comment