Prefeitura de Japeri doa cadeira de rodas

Foto_Wanderson Oliveira4

 Foto_Wanderson Oliveira1

A Prefeitura de Japeri, por meio da Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa Portadora de Deficiência (COORDEF-JAP), ligada à Secretaria de Ação Social e Trabalho (SEMAST), promoveu a entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de higienização, andadores e muletas a pessoas com necessidades especiais. A doação foi feita nesta terça-feira (2), na Praça Manoel Marques, em frente à sede da COORDEF.

Este tipo de ajuda é possível graças a uma parceria entre a Prefeitura e a AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência). A união já beneficiou cerca de 1.600 pessoas. “Desde o início do projeto, em 2009, a COORDEF já distribuiu cerca de 600 cadeiras de rodas, 450 cadeiras de higienização, 11 cadeiras motorizadas, além de centenas de muletas, bengalas e andadores”, revela o coordenador da COORDEF, Carlos Augusto Bastos.

Uma das novas contempladas é Geralda Maria Amancio Martins, uma idosa de 94 anos. Ela é mãe a dona de casa Aureli Maria de Oliveira, 54, que foi à sede da coordenadoria buscar a cadeira de rodas.

“Há quatro anos ela usava uma cadeira emprestada pela Igreja Católica de Engenheiro Pedreira. Decidi fazer um cadastro junto à COORDEF em março deste ano e ontem [quinta-feira, dia 1º de agosto] me ligaram para avisar que o equipamento chegou”, relata Aureli, contando que a mãe ficou muito feliz ao saber que receberia uma nova cadeira de rodas.

A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. Ele explicou que as pessoas já contempladas pela COORDEF podem solicitar novos equipamentos sempre que necessário. “A parceria com a AACD é muito importante para preencher a necessidade dos portadores de algum tipo de deficiência. Aqueles que ainda não receberam, venham se cadastrar e pleitear um equipamento que vai facilitar a acessibilidade e mobilidade. Quem já foi beneficiado, mas já está com o aparelho velho também pode solicitar um novo”, disse Timor.

Este foi o caso de Severino Rodrigues Pereira, de 74 anos. Há três anos ele recebeu uma cadeira de rodas da COORDEF, mas por conta do uso diário o aparelho ficou danificado e já não dá mais a mesma segurança. “Ela estava muito ruim, quando ele encostava as costas ela virava para trás, estava perigosa”, conta a esposa de Severino, Thereza Maria da Conceição, de 77 anos.

Ao receber o equipamento das mãos do representante do Poder Executivo, Severino resumiu em poucas palavras sua felicidade. “Estou muito alegre e satisfeito. Essa cadeira veio em boa hora”, agradeceu.

Os equipamentos distribuídos pela COORDEF, por meio de parceria com a AACD, são doados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quem desejar receber algum tipo de aparelho voltado para a pessoa portadora de deficiência deve comparecer à coordenadoria, na Praça Manoel Marques, no Centro de Japeri, ao lado da E.M. Ary Schiavo. Para fazer a solicitação é preciso apresentar o cartão do SUS, cópias da identidade e do CPF, além de um laudo médico atestando a necessidade de uso do equipamento desejado.