Natação de Nova Iguaçu é campeã dos Jogos da Baixada

Fotos de Charles Souza (5)
Fotos de Charles Souza (14)

Equipe de Natação Iguaçuana

A 19ª edição dos Jogos da Baixada trouxe uma vitória especial para Nova Iguaçu. Os 60 atletas defenderam a bandeira do município nas provas de natação, ganharam no último dia 9, no Sesc de São João de Meriti, o título de campeões da modalidade.

A delegação iguaçuana ficou com o primeiro lugar nas categorias sub-14 feminino e sub-17 masculino e feminino. Já os atletas do sub-14 masculino conquistaram a segunda colocação, o que garantiu o lugar mais alto do pódio no geral para Nova Iguaçu.

Para o secretário de Esporte, Adriano Santos, o resultado é fruto do trabalho desenvolvido no Centro Olímpico da cidade e graças ao incentivo que o prefeito Nelson Bornier oferece ao esporte na cidade. “Há cinco anos que a gente não ganhava na natação. Mas no ano passado, assim que inauguramos o Centro Olímpico com a piscina, que tem gestão municipal, montamos uma equipe e intensificamos os treinos. Isso fez toda a diferença. Nossa equipe treina três vezes por semana e os resultados não poderiam ser melhores”, destaca ele.

O técnico da equipe do Centro Olímpico, Adelson Lopes, comemora a vitória. “Em pouco mais de uma ano, colhemos este fruto. Temos muitos talentos aqui. É fundamental darmos continuidade, tanto na equipe quanto na escolinha, para que possamos ter sempre bons resultados”, disse ele que junto com a professora Priscilla Eduarda, foram eleitos técnicos destaque dos Jogos da Baixada.

E as conquistas não param por aí. A equipe também teve Camille Vigné, de 12 anos, como a melhor atleta da competição este ano. “Eu adoro natação. Quero me dedicar a carreira de atleta e no futuro, meu desejo é trabalhar com crianças e descobrir novos talentos para o esporte”, disse ela.

Camila Vigné,12,melhor atleta

   Camila Vigné,12,melhor atleta da competição

Nova Iguaçu está participando dos Jogos da Baixada com 400 atletas, selecionados durante os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), que conta com a participação de alunos das redes públicas e privadas da cidade.

Com o título na natação e no vôlei, a competição ficou empatada entre Nova Iguaçu e Caxias. “A disputa é sempre muito apertada, mas este ano, queremos a taça de campeões. Trabalhamos muito para isso e nossos atletas se empenharam demais durante os treinos. A cidade de Nova Iguaçu merece”, conclui Adriano Santos.

Agora, a equipe de natação do Centro Olímpico de Nova Iguaçu treina para uma seletiva, que serão escolhidos no sábado (16) os atletas que representarão a Baixada Fluminense em uma disputa de polos regionais, prevista para o segundo semestre deste ano em Teresópolis. E no domingo (17), os nadadores iguaçuanos estarão em Rio das Ostras para uma travessia de 2.400, 1000 e 100 metros, onde a distância é determinada pela faixa etária.