Microempreendedores se destacam em São João de Meriti

web (3)

web (3)

A história de uma alagoana, que sofreu em sua terra natal e peregrinou até encontrar um caminho para sua vida e de suas filhas na cidade grande, tem alguns capítulos na Bahia e em São Paulo. Como a própria diz, poderia virar um livro. Ao deixar o território paulista com duas filhas e apenas uma mala contendo poucas roupas para desembarcar em um município da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Antônia Ferreira de Lima, atual líder dos barraqueiros no Polo Gastronômico de São João de Meriti, não imaginava que, após cerca de dez anos, iria se tornar uma microempresária bem sucedida. O MEI (Microempreendedor Individual), programa amplamente incentivado pela Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, concentra um grande número de mulheres no município e foi o passo correto para ela encontrar o rumo do sucesso à frente da barraca “Antônia da Carne de Sol”.

Diante do alto número de camelôs e ambulantes usando o solo municipal – além de inúmeros pedidos para o mesmo fim -, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico iniciou uma campanha de conscientização, mostrando que o ingresso desses trabalhadores no MEI mudaria o patamar dos negócios meritienses. Com isso, ao longo dos anos, o número de microempreendedores individuais em São João de Meriti foi crescendo e, atualmente, chegou a 20.495 inscrições. Em um município onde as mulheres se apresentam, em muitos casos, como a chefe de família, os números do MEI ainda apontam para uma maioria masculina: 10.518 empreendedores do sexo masculino e 9.977 do sexo feminino.
No Polo Gastronômico de São João de Meriti, no entanto, a maioria é feminina: cerca de 75% dos negócios são chefiados por mulheres. A subsecretária de Desenvolvimento Econômico de São João de Meriti, Elza Silva Vieira, conta que já soube de diversos casos de homens que desistiram de cuidar de uma barraca em poucos meses. Na avaliação da subsecretária, as mulheres ficam anos batalhando e, assim, conseguem firmar seu espaço.