Inmet prevê queda de temperatura no fim de semana no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

As regiões Sul e Sudeste do país já têm registrado baixas temperaturas nos últimos dias, e o frio atingiu também a região Centro-Oeste. A previsão para a região central é de que a mínima chegue a 4ºC e a máxima 35ºC, além de chuvas em áreas isoladas.

Para hoje (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mínima de -5ºC e máxima de 21ºC para a Região Sul e mínima de -1ºC, com máxima de 30ºC, para a Região Sudeste. No Sul do país, estão previstas geadas. Também há risco potencial de ocorrer geada nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Segundo o meteorologista Mamedes Melo, do Inmet, o frio continuará nos próximos dias. “Estamos sob influência de uma massa de ar polar que está se dissipando para o oceano, mas após a atuação desta, logo chega uma outra, intensificando o frio. Essa nova massa de ar polar traz nebulosidade para o Centro-Oeste e geadas para as regiões Sul e Sudeste”, disse.

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de zero na manhã de hoje. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-7,2ºC), Bom Jardim Serra(-6,1ºC) e São Joaquim (-5ºC).

As baixas temperaturas estão no Planalto Sul, Planalto Norte, Meio Oeste, Oeste e Alto Vale do Itajaí. Para o fim de semana, permanece a condição de frio intenso, com baixas temperaturas em Santa Catarina. A massa de ar polar domina o Sul do Brasil, e ganha reforço entre os dias (11 e 12/06) declinando ainda mais as temperaturas.

Um ciclone extratropical no oceano altura do litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e o avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil deverá deixar o mar agitado no litoral do estado, com picos de onda de 3 a 4 metros, principalmente em áreas mais distantes da costa, mas devendo oferecer risco de ressaca nas praias no sábado.

Por causa dessa condição do mar, a Defesa Civil alerta para o perigo da navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca. O órgão também avisa para donos de barcos e apetrechos de pesca e maricultura protegerem seus equipamentos. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Paraná

No Paraná, de acordo com a Defesa Civil estadual, por causa da massa de ar frio, a previsão é de formação de geadas em algumas regiões do estado. O frio deixou a temperatura negativa em várias cidades. Em Curitiba, na madrugada e no começo da manhã desta sexta-feira, os termômetros chegaram a registrar 0 ºC.

De acordo com o Inmet, a temperatura no estado deve subir um pouco, mas outra massa de ar polar que se aproxima deverá fazê-la cair neste fim de semana.

La Niña

O meteorologista Mamedes Melo, do Inmet, explicou que, com a aproximação do inverno, é comum a ocorrência de massa de ar polar na Região Sul do país, nesta época do ano. Só que ela está mais fria, fazendo cair a temperatura até abaixo de zero, inclusive oferecendo condição para ocorrência de neve, por causa do fenômeno climático conhecido como La Niña (esfriamento das equatoriais do Oceano Pacífico) ter sido mais forte este ano.

C/AGÊNCIA BRASIL