Conselheiros de saúde e coordenadores se reúnem no HGNI

Treinamento Regulação
Treinamento Regulação
Conselheiros municipais de saúde e coordenadores do sistema de regulação se reuniram, na manhã desta sexta-feira (29), no Hospital Geral de Nova Iguaçu, para um treinamento do Sistema Estadual de Regulação (SER). Atualmente, a maioria dos municípios opera de maneira indevida o sistema ou não faz a regulação do paciente, que é transferido para o HGNI sem qualquer pedido de internação, exames, consultas ou cirurgias.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do hospital, Selma Moura, ao invés dos municípios enviarem os dados do paciente para a Central de Regulação, que cadastra as informações no sistema e realiza a busca por vagas, eles encaminham o paciente diretamente para o Hospital da Posse. ” Recebemos diariamente pacientes que não foram regulados, sendo que há outras opções, mas eles não buscam, mandam direto para o HGNI. A desordem é grande”, afirma Selma, que espera que a situação mude logo.

O treinamento foi realizado pelo técnico de produção da Superintendência de Regulação do Estado, Hélio Maia, e teve duração de três horas. “O objetivo principal desse treinamento é mostrar para os municípios que há outras opções além do Hospital da Posse. E que todos podem regular. Sem o treinamento, eles fazem errado e geram problemas”, explica Hélio, que mostrou o sistema a todos, ensinando como mexer da maneira certa.

“Apesar de já usar o sistema, aproveitei para acabar com as minhas dúvidas. Foi uma manhã muito produtiva”, afirma Sabrina dos Santos, responsável pela regulação ambulatorial de Queimados.

Para o diretor geral do Hospital Geral de Nova Iguaçu, Joé Sestello, se todos começarem a regular, vai melhorar a qualidade dos serviços prestados. “Há uma fila de pacientes que obedece a uma ordem por tempo e por gravidade. Com a central de regulação o caminho até à vaga é encurtado e o processo é justo para todos”, esclarece o diretor.