Aplicativo vai monitorar entorno do Arco Metropolitano

3

Em encontro com secretários e técnicos das áreas de Urbanismo, Meio Ambiente e Planejamento de quatro prefeituras da Baixada Fluminense e do Governo do Estado, a Câmara Metropolitana apresentou uma nova ferramenta para facilitar o monitoramento do Arco Metropolitano.

Trata-se de um aplicativo para celular que, em breve, poderá ser usado pelo usuário para relatar problemas que ocorram na faixa de domínio e no entorno da rodovia.

Com o aplicativo, técnicos das prefeituras poderão repassar à Câmara Metropolitana informações detalhadas sobre invasões, ocupações irregulares, desvios e aberturas de acessos ilegais na rodovia. A previsão é de que o programa entre em funcionamento a partir do próximo mês.

 

A novidade foi apresentada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para representantes das prefeituras de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri e Itaguaí, além de técnicos de diversos órgãos do Estado, como Cedae, Secretaria do Ambiente, Defesa Civil e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Também participaram do encontro os técnicos da Transpetro, da Floresta Nacional (Flona) Mário Xavier e da Área de Proteção Ambiental (APA) Alto Iguaçu.  Natália Dantas Linda Mariano