Agricultura Familiar de Japeri está em festa

Foto_Wanderson Oliveira2

Foto_Wanderson Oliveira

A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE), iniciou nesta quinta-feira (28) as comemorações pela II Semana Municipal da Agricultura Familiar de Japeri e do 5º Aniversário da Feira da Roça. O evento foi realizado na quadra de esportes da Rua Arruda Negreiros, no Centro de Japeri.

Centenas de agricultores familiares japerienses e de outras cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro participaram da celebração. Mais de 40 barracas foram disponibilizadas para que os feirantes pudessem expor e comercializar os mais variados produtos como verduras, legumes, hortaliças, frutas. Quem foi à feira desta quinta também encontrou muito artesanato e até peixes ornamentais.

O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou da solenidade e parabenizou os produtores rurais. “Os mais de sete bilhões de habitantes espalhados na terra dependem da agricultura. O Brasil é o maior produtor de laranja do planeta, Japeri é o maior produtor de alimentos como jaca e mandioca no Estado do Rio de Janeiro. É uma pena que ¼ de toda a produção agrícola do mundo seja jogada no lixo. Mas isso acontece não por incompetência do agricultor, mas sim pela falta de um sistema que melhore a distribuição dos produtos rurais até nossas mesas”, disse Timor.

A secretária de Agricultura e Pesca de Japeri (SEMAPE), Inayna Sabas, revela que 49% das exportações do Brasil no último mês foram da agropecuária e lembra que é a produção de alimentos que sustenta o país. “Japeri abastece o município do Rio de Janeiro com alimentos, isso é um fato. A Semana da Agricultura Familiar é um momento primordial para tratarmos de políticas públicas do setor da agropecuária. Convidamos os agricultores de outros municípios da região metropolitana visando não apenas o crescimento da agricultura local, mas regional”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação de representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), além das secretarias de Saúde (SEMUS) e de Ação Social e Trabalho (SEMAST), que ofereceram serviços ao público presente.

A solenidade foi encerrada com a assinatura do Prefeito Timor a uma mensagem de projeto de lei que altera o plano diretor que cria a zona rural do município de Japeri. O documento foi elaborado e entregue pelo secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), José Arnaldo dos Anjos. “Agora o projeto será encaminhado para a Câmara dos Vereadores, onde deverá ser aprovado para que então o Prefeito Timor o sancione e transforme em lei”, explicou o secretário.

As comemorações serão encerradas nesta sexta-feira (29) com os feirantes se reunindo na Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira, à partir das 9h.